Vamos escalar!



O Projeto Vamos! vai levar você para diferentes e interessantes vias de escalada no Rio de Janeiro, todas com visual inesquecível. Se você tem prática com escalada em rocha ou se deseja experimentar numa via fácil como a "escalaminhada" do costão, essa é sua oportunidade.


Nosso roteiro de maior sucesso é curtir um fim de tarde maravilhoso e observar o pôr do sol do alto do Pão de Açúcar. A montanha de 396 metros está localizada na Urca, junto a entrada da Baía da Guanabara, na zona Sul do Rio de Janeiro. Existem centenas de vias de escalada em suas paredes íngremes de granito, entre elas o costão, sua via normal (rota mais simples de ascenso e descenso de uma montanha), uma "escalaminhada" de 2 horas (em média) de duração. 


Há um único trecho de escalada obrigatório de cerca de 15 metros. O restante não passa de uma grande caminhada íngreme.


Neste trecho, conhecido como trepa-pedra, será montado um sistema de segurança com corda e equipamentos de escalada, garantindo a segurança dos participantes. Subiremos um a um este pedaço, usando cadeirinha de escalada e com a segurança da corda de cima.




O visual e a altura podem impressionar e dar medo, mas todos se sentem eufóricos e vencedores com a superação deste obstáculo.




Após este crux (lance mais difícil em uma via de escalada), caminharemos por cerca de 10 minutos até a Pedra Filosofal (nome dado ao mirante natural sobre uma pedra de onde se observa a saída da baía da Guanabara, as praias de Copacabana e Niterói). Hora de lanchar e assistir o pôr do sol sentindo a energia da montanha.




Do mirante, em cerca de 10 minutos de caminhada atingimos o cume,  e embarcaremos gratuitamente no bondinho para descer. Esta tradição se mantém como uma espécie de "acordo de cavalheiros" entre a comunidade montanhista e a companhia Caminhos Aéreos do Pão de Açúcar. 




Além do Pão de Açúcar, conhecemos inúmeras vias de escalada em outras montanhas, próximas a praias, florestas e outras paisagens exuberantes. Nestes lugares, vamos escalar, caminhar ou "escalaminhar", vivendo momentos de integração total com a natureza. 




Vamos escalar!

2 comentários:

  1. Grande escalada!!!!

    Amei ter subido contigo e sua nova amiga o costão. Lugar mágico, companhia boa.

    Quero ir novamente e conto com voce.

    Abraço,

    paulo

    ResponderExcluir
  2. Como devemos fazer para agendar uma caminhada destas? Tem um numero minimo de pessoas? Qual o valor? obrigada!! barbara (badiniz@hotmail.com)

    ResponderExcluir