Projeto Vamos!

Atividades ao ar livre no Rio de Janeiro

Vamos fazer slackline!
Vamos pedalar!
Vamos reflorestar!

Vamos descobrir a cidade maravilhosa de forma pouco usual em nossos roteiros fora da experiência turística tradicional. 


Entre em contato.


Conhecemos o que há de melhor em atividades ao ar livre e em contato com a natureza e oferecemos nossa vivência, a companhia e os equipamentos para aproveitar esta experiência única. A geografia da cidade do Rio de Janeiro propicia um escape rápido desde suas ruas movimentadas. A pé ou em bicicleta, facil e rapidamente se alcança o mar, as montanhas, a floresta, suas trilhas, cachoeiras, a lagoa Rodrigo de Freitas e a baía da Guanabara.

Todas as atividades podem ser agendadas individualmente ou em grupos (limitados de acordo com o programa escolhido). Peça informações detalhadas sobre preços, condições climáticas necessárias, tempo médio da atividade e aptidões físicas recomendadas para a programação escolhida.

Conhecemos opções para todos os tipos de clima e estações do ano. É possível, por exemplo, escalar na chuva (sim, existem paredes naturais de rocha que não ficam molhadas), na sombra (sim, nos dias de calor infernal existem paredes naturais de rocha na sombra, em certos horários), praticar slackline na sombra, ir da praia à cachoeira e em seguida escalar, em pouquíssimo tempo. Oferecemos escaladas guiadas (levar ou acompanhar escaladores mais experientes) e instrução básica para inciantes, além de aulas de surf, indviduais ou para pequenos grupos. Entre em contato.


E então, quer curtir com a gente?! Vamos!


English version

Versión en Español


Versão em Português









*** NOVO *** 


Nossa página no facebook:
fb.com/projetovamos

Nossa página de vídeos no Youtube:
youtube.com/projetovamos 

Nossos albuns de fotos atualizados com alguns de nossos tours recentes: picasaweb.google.com/projetovamos1




































Vamos escalar!



O Projeto Vamos! vai levar você para diferentes e interessantes vias de escalada no Rio de Janeiro, todas com visual inesquecível. Se você tem prática com escalada em rocha ou se deseja experimentar numa via fácil como a "escalaminhada" do costão, essa é sua oportunidade.


Nosso roteiro de maior sucesso é curtir um fim de tarde maravilhoso e observar o pôr do sol do alto do Pão de Açúcar. A montanha de 396 metros está localizada na Urca, junto a entrada da Baía da Guanabara, na zona Sul do Rio de Janeiro. Existem centenas de vias de escalada em suas paredes íngremes de granito, entre elas o costão, sua via normal (rota mais simples de ascenso e descenso de uma montanha), uma "escalaminhada" de 2 horas (em média) de duração. 


Há um único trecho de escalada obrigatório de cerca de 15 metros. O restante não passa de uma grande caminhada íngreme.


Neste trecho, conhecido como trepa-pedra, será montado um sistema de segurança com corda e equipamentos de escalada, garantindo a segurança dos participantes. Subiremos um a um este pedaço, usando cadeirinha de escalada e com a segurança da corda de cima.




O visual e a altura podem impressionar e dar medo, mas todos se sentem eufóricos e vencedores com a superação deste obstáculo.




Após este crux (lance mais difícil em uma via de escalada), caminharemos por cerca de 10 minutos até a Pedra Filosofal (nome dado ao mirante natural sobre uma pedra de onde se observa a saída da baía da Guanabara, as praias de Copacabana e Niterói). Hora de lanchar e assistir o pôr do sol sentindo a energia da montanha.




Do mirante, em cerca de 10 minutos de caminhada atingimos o cume,  e embarcaremos gratuitamente no bondinho para descer. Esta tradição se mantém como uma espécie de "acordo de cavalheiros" entre a comunidade montanhista e a companhia Caminhos Aéreos do Pão de Açúcar. 




Além do Pão de Açúcar, conhecemos inúmeras vias de escalada em outras montanhas, próximas a praias, florestas e outras paisagens exuberantes. Nestes lugares, vamos escalar, caminhar ou "escalaminhar", vivendo momentos de integração total com a natureza. 




Vamos escalar!

Vamos na cachoeira!

No Rio de Janeiro existem diversas cachoeiras, localizadas principalmente na área do Parque Nacional da Tijuca (PNT). 


Com o Projeto Vamos!, você vai conhecer os caminhos que levam a estes refrescantes refúgios urbanos. Para quem ama a natureza, nada melhor do que deixar a "babilônia" de lado, pegar uma bicicleta, entrar no mato e chegar a uma relaxante cachoeira.



Nos dias de verão, quando a temperatura chega facilmente aos 40 graus C, é incrível encontrar águas especialmente geladas, preservadas no coração da floresta que existe na cidade do Rio.




Entre algumas opções de quedas d'água, existem acessos por carro também, opção para aqueles que não pedalam. 




O importante é aproveitar o banho de água mineral, lavar a alma e respirar o ar da floresta!


Vamos na cachoeira!

Vamos fazer slackline!

Uma atividade que trabalha o equilíbrio de corpo e mente, com muita diversão. 




O slackline foi criado nos anos 70 pela comunidade escaladora do Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia (EUA). A atividade consiste em se equilibrar sobre uma fita (material de segurança de escalada), caminhar ou realizar manobras.


Junto com o Projeto Vamos!, você está convidado a viver a divertida sensação de caminhar sobre uma fita entre duas árvores, na praia, na floresta ou em parques. Depois de  toda a teoria e técnica, você vai ver que a única forma de aprendizado desta atividade é a prática. 



Logo que o desafio começa, cada um busca sua superação, dando mais passos ou tentando realizar diferentes manobras. 




Com a prática, nossa habilidade vai aumentando, sempre deixando aquele "gostinho de quero mais"...

Vamos fazer slackline!

Vamos surfar!

Que tal ter aulas de surfe nas praias do Rio de Janeiro?




Oferecemos aulas de surfe individuais e para pequenos grupos nas praias do Rio de Janeiro. O equipamento será emprestado e os iniciantes vão aprender noções básicas do esporte, desde os diferentes tipos de prancha, informações sobre os "picos" (locais onde se surfa), como entrar e sair do mar, escolha de ondas, a remada, como passar a arrebentação, como entrar na onda, ficar em pé e até manobras mais avançadas para os experientes.

Para esta atividade, é imprescindível que o aluno saiba nadar e possua razoável aptidão física.




Iniciar-se no surfe, uma atividade puramente lúdica, traz hábitos saudáveis para a vida de qualquer indivíduo, bem como uma capacidade de entendimento e interação muito maior com os elementos da natureza. 


Vamos surfar!

Vamos pedalar!

A rede de ciclovias no Rio de Janeiro oferece acesso a locais belíssimos. De olho nas condições do ar da nossa cidade, o Projeto Vamos! apoia a iniciativa de trocar o transporte motorizado pelas bicicletas, que estão em perfeita sintonia com a beleza da paisagem carioca. Temos bicicletas para emprestar!


Você conta com opções de roteiros surpreendentes, como uma pedalada até os arredores da pista do aeroporto, localizado no Centro da cidade, de onde se tem uma vista maravilhosa do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar sobre as águas da baía da Guanabara.


Cachoeiras e trilhas são o destino recomendado no verão, por ficarem à sombra e oferecerem sua inesgotável água fria e refrescante, que compensa o esforço da pedalada.


O tradicional (e aplaudido) pôr do sol em Ipanema, outro destino acessível pela ciclovia da orla, é uma ótima oportunidade de recarregar as energias e preparar-se para a noite que está começando.

Vamos pedalar!

Vamos reflorestar!




A ONG Florescer e o Projeto Vamos! estão de mãos dadas na proposta de oferecer um novo e interesante roteiro para os amantes da natureza. Um passeio por trilhas, mirantes e caminhos pela mata na área de preservação do Morro de São João, passando pelos principais pontos de interesse como a escada dos escravos, o mirante da pedra branca, e  ainda uma sessão educativa com os colaboradores da ONG, visitando o viveiro de mudas nativas e conhecendo um pouco sobre a história do projeto de reflorestamento do Morro de São João. Fechando o roteiro, o visitante contribui com a manutenção do reflorestamento plantando ele mesmo uma árvore nativa.





A idéia de participar no plantio de árvores e viver essa experiência única de conexão com a natureza se insere no intuito do Projeto Vamos! de abraçar iniciativas que envolvam Educação Ambiental, estimulando assim atitudes ecológicas permanentes.





Sobre o Morro São João

O reflorestamento do São João foi realizado (hoje continua com a sua manutenção) por iniciativa da ONG Florescer em parte do morro, e da Prefeitura do Rio, através do projeto Mutirão Reflorestamento, que envolve a Cooperativa da Babilônia.  O São João está inserido na Área de Proteção Ambiental dos Morros Babilônia e São João / Leme e Urubu, e conta com um Conselho Gestor atuando no local.



Vamos Reflorestar!

Quem somos

Marcelo Pernambuco






Guia de Turismo, velejador, montanhista, surfista, encontra na interação com a natureza o seu equilíbrio. Trazer as pessoas para estes lugares maravilhosos é sua motivação maior.


Dênis Duda






Guia de Turismo, circense, colaborador nas escaladas, slackline, trilhas e passeios de bicicleta do Projeto Vamos! é um show garantido.


Marcos Babu





Escalador, rigger, bodyboarder, amante da natureza. Escala as montanhas da cidade há mais de 10 anos.


Miguel Buck





Miguel é um grande parceiro nas atividades do Projeto Vamos!, igualmente safo no mar ou na montanha.


"Morena" (Carmen Navas)





Morena é arrais amadora e cozinheira titular do veleiro Obelix. Também trabalha como jornalista e ajuda a manter este blog.




Vicente ("Vicentão") Klonowski





Multivelejador, profundo conhecedor da cultura náutica brasileira, Vicente é consultor de vela do Projeto Vamos!

Entre em contato

Veja como entrar em contato com o Projeto Vamos!


1) Deixe um comentário neste blog com suas informações de contato e nós retornaremos, respondendo ao seu e-mail ou ligando para seu telefone.


2) Mande um e-mail para marcelopernambuco@gmail.com e nós responderemos com as informações que você desejar.


3) Ligue para +55 (21) 9651-4055 ou 2541-2681 e fale com a gente ou deixe seu recado.


Ficaremos felizes em atender você!

Depoimentos




Jan J.
Cambridge, England


This guy is a legend. he is very trustworthy, we climbed the corcovada and the sugarloaf. i had confidence in his belaying. he is a great climbing guide of Rio.
 




Torsten Moltrecht 
Hamburg, Germany

A perfect mountain guide! Nice company! Good sportsmen! Will go with him anywhere ...







Larissa Kochem 
Rio de Janeiro, Brazil
 
I highly recommend his boat if you are an adventurous person and wanna have the time of your life. Precious!
Obrigada por por me proporcionar tantos bons momentos. MUITO OBRIGADA!




Katia 
Lille, France

Hi Marcello ! I didn't have time to thank you for those marvellous moments on boat ! I regret to speak so bad portuguese, so that we didn't share a lot. The trek in the montain is a great souvenir too. 
A bientôt !





Zuzana Piovarčiová 
Prague, Czech Republic

Unce upon a time in Rio de Janeiro after the revellion being tired of running around and triing to make myself useful in brazilian sociaty,I got a message. Why not to go to nature as an escape from the concrete jungle! And we went :) Thank u for a very nice experience of seeing Rio from different point of view as well :)





Yamina Tarmoul
Fribourg, Switzerland



Thanx!! 
For every thing!
Yes, successfull mission, a very nice moment, maybe the best one from Rio!









Sabrina Cristine 
Salvador, Brazil

O Marcelo é um cara sensacional!
Ele levou para conhecer os melhores lugares do Rio, surfamos juntos, tocamos juntos durante muitas noites, me apesentou muitos amigos legais e ainda surfei em seu barco (Obelix) em Ilha Grande. Sempre atencioso e pronto para aventuras :).
Marcelo, muito obrigada por tudo, aonde eu estiver pode contar comigo, espero nos encontrarmos novamente para pegarmos mais ondas e nos divertirmos ainda mais. 
Beijo Grande.




Adriane Leilich 
Antwerp, Belgium

Marcelo is the man who brought us to paradise in less than 48 hours after arriving to Brazil! It was unforgettable! Marcelo is a very adventurous person who can how you some hidden pearls of his country. As well he is the most ZEN Brasilian I ever met. 
Marcelo estou muito cntenta e agredecida haver conhecido a vôce e te vou ligar a prossima vez no Rio!






Carmen 
Paris, France


We spent very good moments at beatiful beaches in Rio. I wish you the best.










Remi Delville 
Antwerp, Belgium

Our trip in Brazil could not start better than with Marcelo. We went to Ihla Grande, a magnificient, preserved, pristine tropical island. For me that a shock of natural beauty to the point that I forgot to put sunscreen ;( (My 50 sunscreen never left me afterwards). In any case, Marcelo was a great host in addition to being a great surfer/climber/musician/cook. Many thanks!




Guillemette Corpet 
Nantes, France


Thank you Marcelo! We had a nice time there, and we’ll keep excellent remembers of our sailing day!
















Jorge Zetter 
Playa del Carmen, Mexico

Marcelo este hermano es buena onda, me llevo a surfear a una playa muy linda cerca de su casa y el dia estaba muy bonito, junto con morena, estas personas son muy especiales, creo que de las mejores experiencias que pase en brasil fueron con ellos. gracias por todo hermano!
espero verte en mexico, ahi tienes tu casa. paz




Maria Julings 
Darwin, Australia



Marcelo is a great guy a has become a good friend of me. We sailed together on his boat Obelix. He is a great sailor and also rock climber, surfer, cyclist and guitar player. Marcelo is very friendly and helped me a lot with many things.










Regina Husmann
Aesch, Switzerland


Marcelo is unbelievable.. We had an amazing time together, went rock climbing several times, learned from him my new favorite pizza recipe and shared many caipirinha nights...It was hard to leave Rio also because of him, so we just stayed and stayed and stayed...

Muito obrigado amigo for the unforgettable time in Rio!






Mel Marin 
Vitoria, Brazil

Marcelo é gente boa demais!!! Levou a mim, ao Camilo e ao mascote Kupán para passearmos por todo o Rio, e ainda mais, fizemos esportes radicais hahaha Vivemos com o Marcelo experiencias inesquecíveis, escalamos, velejamos, praticamos slackline e muito ciclismo! Fizemos trilha, conhecemos cachoeira no Rio e fomos muuuito à praia! Obrigada por tudo e onde estivermos você será sempre bem-vindo! Beijos!!




Alain Denis 
Squamish, Canada


Marcelo is awesome guy. We were busy everyday surfing, climbing, sailing and making caipirinas...
If you want to enjoy Rio in the outdoors, he's your guy.
I look forward to come back to Rio de janeiro to climb again on Sugarloaf with him.
Friends forever.








Lucila Figueiras 
Buenos Aires, Argentina

Marcelo, muito obrigada per tudo! meu aniversario fue muito bonito em praias com voces :) chegar a Rio mesmo dia e compartir com voce, falando e comiendo muito rico. Um prazer, espero verte de nuevo!